sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Curso de alemão - preparativos e chegada

Aqui vou falar um pouco sobre o que me levou a fazer o curso de alemão no Goethe Institut em Göttingen e como foi todo o processo. Bem, vamos lá [veja também este post].

Quem xeretar as tags aí no menu ao lado (aliás, preciso dar uma organizada nas tags também) vai ver que eu já tinha feito um curso intensivo de férias - com duração de 4 semanas - na Hungria em 2012. Gostei da experiência e pensei: por que não fazer um curso de alemão?

Ao contrário do húngaro, que comecei do zero, minha relação com o idioma alemão é antiga. Cursos, longas pausas, curso de novo... mas, quando quero passar do B1 para o B2, parece que a coisa empaca. Haviam sobrado alguns euros da viagem de 2012; eu queria dar uma turbinada no aprendizado, tinha gostado da experiência na Hungria e pensei: por que não?

Como não queria abrir mão de outro curso de húngaro, optei por ficar duas semanas. Pesquisei várias escolas e acabei optando pelo Instituto Goethe, em boa parte por uma questão de credibilidade. Optei por uma instituição com a qual eu já poderia acertar também a hospedagem - se possível numa casa de hóspedes. Eu tinha visto por aí alguns comentários negativos sobre uma ou outra organizadora e não quis arriscar [no comentário aí do link, a usuária reclama que a hospedagem ficou mais cara para ela por estar fazendo o curso].

É verdade que os cursos do Goethe não são baratos e, se fosse para ficar mais tempo - ou se eu estivesse estudando na Alemanha - eu tentaria uma outra escola mais em conta. Aqui vão algumas dicas (aliás, esse blog é fantástico! Sou superfã).

A página do Instituto Goethe tem tudo explicadinho: localização das filiais, algumas características de cada cidade, preços, calendário... vi que em duas cidades o curso de duas semanas acabaria um pouquinho antes: Göttingen e Schwäbisch Hall. Isso era importante por causa da duração das minhas férias. Optei por Göttingen: uma cidade de porte médio e na região de Hannover, onde - dizem - fala-se o alemão mais próximo do Hochdeutsch (o alemão que se aprende nos cursos).

O curso seria em outubro/novembro. Comecei a me mexer em abril (veja o PS lá embaixo): mandei a ficha de inscrição e fiz o pagamento por transferência bancária (eles exigem pagamento adiantado). Cerca de uma semana depois, recebi a confirmação da inscrição junto com um arquivo word em que constavam mais algumas informações práticas: como pegar o táxi (e custo aproximado), horários da recepção, o que eu deveria saber quando chegasse... 

Faltando cerca de uma semana para o curso, o pessoal voltou a entrar em contato por e-mail para me passar mais algumas informações. Recebi também o link para um teste de nível online.

Seguem alguns pontos importantes que estavam nos documentos enviados por eles e que não aparecem na home page:

- tecnicamente o curso começaria numa segunda-feira. A casa de hóspedes, que em Göttingen fica no mesmo prédio do instituto, não aceita check in antecipado. Nada de chegar no domingo! Eles são bem enfáticos sobre isso. O que acontece é que não tem pessoal administrativo no fim de semana. O negócio é viajar na segunda (como eu fiz) ou viajar antes e ficar num hotel.

- O passo seguinte à chegada: fazer as provas de nível. As professoras já tinham os resultados do teste online (bem no estilo desse aqui). Faltava fazer uma entrevista e uma redaçãozinha. Vou escrever mais sobre essa questão do nivelamento em outro post.

- O restaurante no prédio do Goethe Institut de Göttingen tem opções vegetarianas: eu não tinha pedido refeições ao me inscrever, pois não sabia desse detalhe; de qualquer forma, é possível comer lá pagando avulso o valor de cada item ou refeição (café ou almoço). Recomendo fazer assim, pois você pode olhar o cardápio antes.

- Não é permitido fumar em nenhum local dentro do prédio!

- Perguntaram se eu queria fazer um seguro-saúde. Como eu já tinha um - é obrigatório para entrar no espaço Schengen -, falei que não precisaria e tudo bem.

Feito o teste de nível, peguei a chave do quarto (precisei pagar uma caução de 100 euros, que foi devolvida no final do curso) e fui descansar um pouco antes de explorar parte da cidade.

Mais detalhes (com fotos) num próximo post!

PS: Não é necessário fazer a inscrição com tamanha antecedência: as vagas não acabam tão rápido! De qualquer forma, foi ótimo ter feito isso e ter escapado um pouco da alta do euro. :-)

PS2: Desisti de brigar com o editor do Blogspot. Marco o texto, seleciono fonte "Helvética" e tamanho "normal". Por algum motivo misterioso alguns posts ficam com letras enormes e outros, com letras pequenas. Vai entender...

Nenhum comentário:

Postar um comentário