sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Fim da moleza no Boszi Koli!

Edit (abril/2014): incluindo link do Youtube. No mesmo canal aparecem outros vídeos que vale a pena conferir.

Uma coisa que acho bonitinha no húngaro são os diminutivos/simplificações. Köszönöm, bocsánat, viszontlátásra, kollégium...? OK, mas que tal dizer köszi, bocsi, viszlát, koli? Não que essas coisas tornem a língua exatamente fácil. Mas confesso que gosto de usar essas formas na esperança de ter um pouco de fôlego ao terminar a frase.

Outro dia vi uma foto no Facebook com o título "Boszi koli". Sim, era o Boszorkány Kollégium de sempre.

Escrevi sobre o alojamento aqui e aqui. Agora (antes tarde do que nunca) é a vez de atualizar as informações para o curso de 2013.

Como escrevi neste post, minha vizinha de quarto acabou se instalando num apartamento. Aliás, este ano parece que mais gente fez essa opção. No caso dela, os principais problemas foram o calor e a falta de boa iluminação noturna.

Eu já tinha comentado sobre a lâmpada fraca. Quanto às janelas... não consegui tirar nenhuma foto que explicasse bem o sistema. Basicamente, são janelas de tombar de eixo inferior, que abrem para dentro e só têm regulagem para uma posição - praticamente fechada. O que algumas pessoas faziam era mantê-las abertas em 90 graus, segurando o vidro com alguma mesa. Como a janela é muito pesada, essa é uma solução improvisadíssima que precisa da ajuda de alguém, pois pode haver acidentes - tanto que é proibido pela direção do alojamento.
Janela na abertura máxima (!) A manivela permite regular as ventanas e ajustar a iluminação


Não sou muito fã de janelas basculantes e afins, a não ser quando não tem jeito - isto é, quando o espaço é muito estreito. Uma janela do tipo corrediça ou guilhotina teria sido talvez uma solução bem mais interessante. Enfim...

A iluminação é ajustada de forma independente, girando-se a manivela.

Parece que a lavanderia estava com novas máquinas de lavar, mas nenhuma secadora. Como lavei roupa no banheiro mesmo, nem sei como estavam as condições por lá.

Usei o sabão da foto abaixo, comprado no Spar (parece que essa é a marca própria deles). Não faz muita espuma, o que não quer dizer que seja menos eficiente. A roupa fica com um cheiro fraquinho, mas bom. O problema é a textura, meio arenosa.

Mas tá. Por que o título do post?

Ano passado a turma da limpeza apareceu nos quartos uma vez a cada 10 dias (ou seja, duas vezes para quem fez o curso de um mês) e deu uma geral nos banheiros, esvaziou as latas de lixo... este ano não tivemos essa mordomia. No final de semana, vi esses kits na recepção e entendi o recado:
Lerê, lerê...

Claro que estou fazendo um draminha. Fiquei apenas duas semanas e sozinha no quarto, então foi fácil manter a limpeza. Usei o kit e senti falta de um rodo e pano de chão, mas o básico foi feito.

O comércio tem uma grande variedade de produtos de limpeza mas, pelo que me disseram, rodo é uma coisa meio difícil de encontrar. Outra coisa: dificilmente você vai encontrar todos os produtos/marcas numa única loja. Às vezes as euroshops (parecem as lojas de 1,99 no Brasil, mas com mais variedade e produtos melhores) e as drogarias (Rossmann, DM) parecem ter opções que nem sempre os supermercados oferecem. Mas o Spar tem bastante coisa também.

Gel para limpeza de banheiro. Usei para o vaso e também para limpar o piso emborrachado da área do chuveiro

Notei uma piora nas condições da cozinha. Avisos impacientes sobre a limpeza, equipamentos (fogão, microondas...) que não funcionavam. Também soube de gente que teve panela roubada de dentro do armário. :-(


Apesar do aviso (ou por causa dele?), não vi insetos circulando na área

Parece que andaram substituindo parte dos tampos de granito

Nos quartos, os avisos de segurança foram atualizados e agora têm versão bilíngue! Ah, e o alarme não disparou nenhuma vez enquanto eu estava lá:

Detalhe da foto anterior


Bem, é isso. O Boszi Koli tem alguns probleminhas, mas no geral achei que valeu a pena ter ficado lá. Tanto que repeti a dose este ano. Para quem fica durante o ano letivo, certamente é mais complicado: bem mais gente (mais barulho, menos privacidade, mais sujeira...), tem o período de inverno também (não sei se o aquecimento é bom), etc. Quem for estudar em Pécs vai ter oportunidade de formar sua própria opinião.

Carro estacionado em frente ao Boszi Koli. Empresa prestadora de serviços de limpeza


Vou ficando por aqui. Viszlát!

Nenhum comentário:

Postar um comentário