sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Chegando ao alojamento - Boszorkány Kollégium - parte II

Atualização (24/08/2013): "Parte III" aqui!

Depois de tanto tempo sem postar - por motivos de força maior, como sempre -, aqui estou de volta para falar sobre as instalações da residência universitária.

Nas fotos da parte I é possível ver que o quarto tem tomadas logo abaixo das prateleiras (perto das cabeceiras das camas) e acima de cada escrivaninha. São pontos estratégicos para lâmpadas de leitura ou, no caso da tomada sobre a escrivaninha, também para o computador. Também existe uma tomada perto do interruptor, logo na entrada:


A rede é 230V, 50 Hz. No Brasil a frequência padrão é 60 Hz, se bem que já comprei aparelhos made in China com padrão 50 Hz. Funcionam, se bem que já ouvi por aí que o uso em frequência fora do padrão possa diminuir a durabilidade dos aparelhos. Peço ajuda aos universitários!

Como se pode ver pela foto acima, o padrão é dois plugues redondos. Aí você pensa: "Meus aparelhos são todos com o plugue de dois pinos, beleza! Nem preciso de adaptador". Calminha... e se for daqueles com pino 90°? Você vai precisar de adaptador sim, já que a tomada é recuada. Levei um e foi muito útil. Vou falar mais sobre isso em outro post.

O alojamento tem internet, mas é a cabo. Você pode pegar um em caução ou levar o seu. O plugue é perto da escrivaninha: um cabo de 1m dá conta do recado.

Ainda sobre a internet: nos primeiros 3-4 dias não estava funcionando: a senha não era aceita de jeito nenhum! O jeito foi usar a internet na universidade: tem rede wireless no buffet, além de uma sala de computadores.

Nos horários em que não se tem iluminação natural, achei o quarto um tanto escuro. A lâmpada é fraca e a localização - em cima da porta - não ajuda a distribuir bem a luz. Para um próximo curso eu pensaria seriamente em levar uma lâmpada de leitura. 


Agora, a cozinha. Cada pavimento tem duas. Vamos às fotos:








Quem está acostumado aos tradicionais fogões a gás precisa ficar esperto: um colega nosso queimou a mão na chapa, que estava aquecida e ele não sabia. Eu mesma não consegui me entender com esses fogões e nunca sabia se estava aumentando ou diminuindo a temperatura. Na verdade só precisei usar esses equipamentos uma vez, para o concurso de culinária - quando o pessoal do curso emprestou panelas e utensílios para que pudéssemos preparar os acepipes (eu tinha que usar essa palavra, hahaha!)

Falando um pouco sobre as instalações do térreo:

- a recepção funciona 24h/dia e, como falei na parte I, é preciso deixar as chaves antes de sair.

- Existe um bar/danceteria (eles chamam de "club") no térreo. Como não faço parte da tribo dos boêmios, não tenho como dar mais detalhes. Os boêmios do curso iam sempre explorar os pubs da cidade. Agora, uma coisa que achei interessante:
Você põe a moeda e tira uma espécie de bafômetro. Não vi ninguém usar (ninguém do curso estava de carro), então não tenho como dar mais detalhes.

No térreo também tem:
- as maravilhosas máquinas de café, refri, chocolate...
- um terminal eletrônico (não consegui sacar dinheiro com ele; precisei procurar um banco de outra bandeira);
- uma papelaria, que ficou fechada nas férias acadêmicas e abriu na última semana do nosso curso. Eles também vendem souvenir da universidade: canecas, camisetas, etc. Se não estou enganada, as camisetas sairam por 900 Ft ( branca) e 1200 Ft (azul ou preta). Mais no site deles.

No subsolo funciona a lavanderia. São 5 máquinas de lavar e uma secadora. As fichas são vendidas na recepção: 350 Ft para as máquinas de lavar e 250 para a de secar. Esta última  deu defeito lá pela segunda semana e o jeito era pendurar as roupas nos quartos. Muita gente comprava corda de varal e estendia nos corredores (não sei se era permitido ou só tolerado). Nada de bloquear os acessos aos extintores, porque aí os funcionários recolhem mesmo!

O que eu fazia: tirava a poeira das estantes e deixava a roupa estendida sobre elas. Com o calor de 40 graus que fez durante o curso, secava tudo rapidinho!  

Esta foi a segunda e última parte dos posts sobre a residência universitária. Depois volto com mais sobre o curso, que afinal terminou já faz um tempinho. :-(

Nenhum comentário:

Postar um comentário