domingo, 21 de maio de 2017

Szeged: dicas e passeios

Aviso: provavelmente este post vai ser editado algumas vezes à medida que eu vá recuperando material...

Algumas coisas eu tinha postado no TripAdvisor e, como apaguei o perfil de lá, ficaram perdidas. :-(

Vamos lá:

Passeios
- Templos e igrejas: a catedral é um dos cartões postais da cidade. Falando em templos e igrejas, vale mencionar a sinagoga (a organização do curso previu uma visita para lá, mas eu já tinha voltado) e a igreja ortodoxa sérvia. Alguns desses prédios ficam em áreas com ruas estreitas, o que dificulta você se afastar e conseguir uma boa foto.


- Museus: visitei o Móra Ferenc. Tem exposições temáticas e de História Natural. Também mostra algumas coisas típicas de Szeged, como os calçados artesanais. Não comprei o ticket que dá direito a tirar fotos e me arrependi.



- Caixa d'água: é possível entrar, ver algumas exposições simples e subir para ter uma bela vista da cidade. O pessoal que me atendeu lá foi supersimpático.


- Mosteiro franciscano de Alsóváros: tivemos uma excursão lá. Alsóváros é o bairro em que fica a pensão onde nos hospedamos. O monge explicou a história do mosteiro, da produção de páprica na região... e pudemos ver a arquitetura interna das instalações.

- Uma coisa típica de Alsóváros são as casas com esses detalhes em madeira perto do teto. Eu estava fotografando e veio um senhor falar comigo. Achei que me daria uma bronca por tirar foto da casa de alguém, mas não! Apenas veio me explicar a história desse tipo de arquitetura. Infelizmente nesses casos não consigo aproveitar toda a informação, mas achei legal, hehehe!
 


Comida

Meus lugares preferidos foram:
- Veggie's (aqui): era só pedir porções para montar salada. Atendimento simpático!
- Duna Döner, bem ao lado: tem opção vegetariana. Se tiver medo de pimenta, peça para não colocarem.
- Levendula Kézműves Fagylaltozó (site): sorveteria com vários sabores diferentes - inclusive o de lavanda, que dá nome ao local.

Serviços 

Lavanderia

- Mosómaci Mosodája (site): lavanderia self service. Você escolhe se quer lavar a roupa dessa forma (que eu preferi, porque cheguei com um sacão de roupa suja e saí com um sacão de roupa limpa) ou se prefere deixar com a dona (nesse caso sai mais caro). Vi vários turistas e estudantes estrangeiros por lá. Tem até um mapa-múndi para quem quiser espetar seu alfinetinho e marcar presença.

A dona, supersimpática, ia viajar em breve para fazer um curso de inglês nos States. Mas com certeza já voltou faz tempo, OK?

Transporte público

Quando não queria ir a pé, eu e os colegas apelávamos para ônibus e bondinho. A dica é comprar o passe semanal (acho que custava 3000 forint) no guichê na praça em frente à faculdade. Ande sempre com o bilhete - se não me falha a memória, ele tem o período de validade impresso - e não vacile! As colegas russas da nossa turma foram apanhadas pela fiscalização quando viajavam sem bilhete e tiveram que enfrentar uma burocracia. Não sei exatamente como foi. Ah, o bilhete vale para qualquer número de viagens durante a validade, tanto para o VLT (bondinho) quanto para o ônibus.

Eventos

Os cursos de verão costumam começar no final de julho e pegar algumas semanas de agosto. Essa época perto do dia de Santo Estêvão sempre tem eventos, e em Szeged não foi diferente. O Hungaricum Fesztival foi a ocasião perfeita para conhecer um pouco da cultura da região, provar comidas típicas e comprar souvenir.

O Flickr está cheio de fotos. Confira lá!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário