sábado, 20 de maio de 2017

Cursos de húngaro em Pécs e Szeged: características e mini comparativo

Algumas diferenças entre os cursos de Pécs e Szeged - mas aviso: deixe de preguiça e leia os outros posts, hehe! [Obs: Fiz cursos em Pécs em 2012 e 2013; Szeged em 2015; e Debrecen em 2017]

Professores
Em Pécs cada turma tinha 3 professores, que se articulavam entre si. Um sabia o que os outros tinham explicado. Cada um repetia um pouco o tópico dos outros, geralmente dando ênfase em aspectos diferentes: um explicava a gramática de maneira mais tradicional; depois o outro fazia exercícios e introduzia um assunto diferente, etc.
Esses 3 professores acompanhavam a turma durante todo o curso. 

Em Szeged faziam um rodízio: uma dupla de professores nas primeiras duas semanas, e outra dupla nas últimas duas semanas.
O que acontecia em algumas turmas era que o pessoal se apegava à primeira dupla e depois tinha que se adaptar à segunda. No meu caso, por exemplo, a primeira dupla era mais descontraída e na segunda as professoras eram mais certinhas.

De modo geral os professores em Pécs pareciam mais tarimbados, mais experientes. Mas tive aulas com ótimos iniciantes no curso de Szeged. Conversando com uma colega de Pécs que reencontrei em Szeged (*), ela espontaneamente me deu a mesma opinião quando perguntei qual tinha sido o curso preferido.

(*) Uma coisa boa de estudar esses idiomas diferentes é que você acaba fazendo parte de uma comunidade, hehehe! Essa senhora, uma francesa aposentada, tinha um filho que havia sido casado com uma húngara. Ela se apaixonou pelo idioma e resolveu estudá-lo. O hobby dela eram esses cursos de verão. :-)

Horários 
- Pécs: 3 blocos na sequência, assim: 
Aula 1, professor 1: 8:30-10:00
Aula 2, professor 2: 10:30-12:00
Aula 3, professor 3: 12:30-14:00. 
Almoço (quase todo mundo almoçava no Monarchia): 14:00-15:00
Atividades opcionais: 15:30 em diante (geralmente até as 17:00)

- Szeged: 3 blocos, sendo o último após o intervalo de almoço. Assim: 
Aula 1:  9:00-10:30
Aula 2: 11:00-12:30
Almoço: 12:30-14:00
Atividades opcionais (palestras, city tour, etc): 14:00-15:30
Aula 3: 16:00-17:30 - essa aula era mais light, normalmente mais voltada para conversação.

A própria coordenadora do curso falou que em algum momento a gente começaria a faltar a algumas atividades opcionais.

Particularmente acho que a tabela de horário de Pécs permitia aproveitar melhor o tempo. As atividades optativas, mais light, vinham num momento - o final da tarde - em que a cabeça já não está mesmo funcionando tão bem.

Por outro lado, concentrar muito as aulas sem dar tempo de digerir o assunto... o horário de Szeged talvez fosse melhor do ponto de vista didático.

Livros
- Pécs: MagyarOK (Szilvia Szita e Katalin Pelcz) - aliás, tive aula com as duas. S2
- Szeged: Lépésenként magyarul (Péter Durst).
Em ambos os casos recebemos os livros sem ter que pagar nenhum valor adicional.

Inscrição
Já comentei aqui e nos posts antigões sobre Pécs, mas vale repetir:
- Pécs: tudo era pago na véspera do curso. Quem quiser, pode transferir antes. O valor é em euros, que no dia eles convertiam para forint (pagamento em forint) a uma taxa nem um pouco amiga. Tenha uma boa margem de segurança para cobrir isso e não ter surpresas.
- Szeged: cobra taxa de inscrição + matrícula. Inscrição negociável, parece. Não sei como funciona o pagamento feito na última hora, já que nesse caso optei pela transferência. A hospedagem eu paguei em euros à coordenadora do curso, que se acertou com o dono da pensão.

Atividades extras/optativas
- Pécs: atividades mais simples, na cidade mesmo (caminhadas no centro, projeção de filmes, etc). Excursões em todos os fins de semana para quem quisesse. Em algumas utilizamos transporte público e em outras, ônibus fretado.
- Szeged: atividades mais simples, na cidade mesmo (caminhadas no centro, projeção de filmes, etc). No final da primeira semana teve uma excursão opcional a Budapeste. No final da terceira semana houve alguma programação também, que não cheguei a fazer.
A excursão a Budapeste caberia melhor num outro post, mas resumindo: correria absurda. Aproveitei a visita ao parlamento e a integração com o pessoal. O passeio em si não valeu muito a pena, não.

Cidades
- Pécs: as origens mais antigas são visíveis nos resquícios da muralha em algumas partes da cidade, na mesquita que virou igreja e num dos primeiros cemitérios cristãos da cidade; mas a herança do Império Austro-húngaro também é bem forte. É cercada por colinas e tem algumas ruas tortuosas, principalmente nessa parte e no centro. Achei mais fácil encontrar souvenir e comércio aberto aos domingos.
- Szeged: tem cara de Império Austro-húngaro: assim como Pécs, casarões com telhados coloridos e muitos detalhes. Praças amplas e arborizadas. É plana, o que ajuda os ciclistas. Achei Szeged mais "capitalista" do que Pécs: frota de carros mais moderna (quase não vi aqueles Trabi "garagem do vovô" que vi em Pécs), mais gente tatuada, um pouco mais de diversidade étnica. Será que a grana e as pessoas realmente circulam mais por lá?

Quanto à facilidade para bate-volta em outro país: as croatas que faziam curso em Pécs nem se animavam a atravessar a fronteira no fim de semana. Szeged fica perto da tríplice fronteira com a Romênia e a Sérvia. Fiz um bate-volta na Sérvia, porém sofri para conseguir transporte. 

Prova de nível
- Pécs: no primeiro dia
- Szeged: antes do curso, recebida e devolvida por e-mail. A questão das habilidades de conversação é vista durante a aula.
A própria coordenadora em Szeged nos disse que não levássemos o resultado do nivelamento a ferro e fogo. Se alguém quisesse se desafiar numa turma mais puxada, ou se achasse que ficaria mais à vontade numa turma de nível abaixo, poderia conversar com eles numa boa e tentar a mudança. Foi o que eu mesma acabei fazendo. 

Provas
- Pécs: ao final de cada quinzena
- Szeged: idem, mas eles só avisam que tem prova na véspera!

Perfil dos alunos
É difícil dizer: mesmo na mesma universidade pode haver diferenças entre um ano e outro. Por exemplo: estudei em Pécs em 2012 e 2013 e vi que no primeiro curso a química entre os alunos foi bem melhor. Além disso, nesse meio tempo acabou o programa de idiomas para alunos Erasmus (e depois o próprio Erasmus foi reformulado), o que mudou o perfil também.
Em 2012 vi muitos jovens. Em 2013 já vi também alguns colegas mais velhos.
Em Pécs vi mais turmas de iniciantes em relação ao total. Em Szeged eram 49 alunos em 5 turmas, cada uma de um nível diferente.

Resumo e a pergunta clássica
E aí, qual você recomenda? Qual é melhor?
Os dois partem de um modelo muito parecido. Vai depender da química da turma, da sorte de pegar bons professores, do momento que você estiver passando e da sua relação com o idioma... mas enfim, os dois cursos são muito bons e os custos são parecidos. As datas também coincidem.

Minha impressão é que, no caso de iniciantes totais, a balança pende um pouco para o lado de Pécs; e no caso de quem já fala alguma coisa, vai uma vantagenzinha para Szeged. Por quê?

- Em Pécs eram mais turmas de iniciantes; se você não se adapta a uma, pode tentar outra. O esquema é um pouco mais paternalista, de levar pela mão: excursões todo fim de semana e você nem precisa se preocupar em montar uma programação.
Quando fiz o curso em 2013, já com um conhecimento prévio, a parte da revisão para deixar a turma nivelada tomou muito tempo. Como eu tinha usado o mesmo material, revi exatamente aquelas coisas (claro que sempre tem vocabulário novo). Para os colegas que aprenderam em outros lugares pode ter valido mais a pena. Esse nivelamento demorado estressou alguns colegas, que criaram um climão com um dos professores e no fim pediram para mudar para um grupo mais avançado. Depois da saída desse pessoal o clima levou um tempo para melhorar.

- Em Szeged os alunos ficam um pouco mais soltos - tanto nas atividades opcionais quanto no nivelamento, no caso de quem tem um conhecimento prévio. Perfeito para quem já fala um pouco de húngaro e não tem tanta insegurança de botar as manguinhas de fora.

Gente, não levem isso como um dogma! Estou falando da minha experiência e os cursos podem ter mudado desde então. Beleza?

Bem, é isso! Vou escrever alguma coisinha sobre Szeged e continuar a programação normal do blog.

Edit: recebi este link em maio/2017: http://hungarianstudies.hu/en/summer-university.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário