terça-feira, 23 de maio de 2017

Bate-volta em Subotica (Sérvia) - evitando perrengues

E então, pessoal, beleza?

Aqui vou escrever um spoiler do perrengue que passei no meu bate-volta na Sérvia - mais especificamente, na cidade de Subotica. Se estiver pensando em fazer um passeio desses, não deixe de ler! E também não deixe de fazer o passeio, é claro.

Como iniciou a aventura?

O ônibus sai de um terminal que nem tem muita cara de terminal. Aqui: https://www.google.hu/maps/@46.2575031,20.1415293,3a,75y,224.93h,94.84t/data=!3m6!1e1!3m4!1sEVF7feZkt4NQc88fxvOkWw!2e0!7i13312!8i6656 (
"Autóbuszállomás Szeged"). Também é importante saber os nomes das cidades nos dois idiomas:
- Szeged (húngaro): Segedin (sérvio)
- Subotica (sérvio): Szabadka (húngaro)

E as linhas/empresas de ônibus?
Pois então... pesquisei e encontrei alguns PDFs como este. O detalhe são as letras miúdas: nem todas as linhas funcionam o ano todo.

Então o que aconteceu? Resumidamente: peguei o ônibus da linha Budapeste-Belgrado-Budapeste, subindo em Szeged e descendo em Subotica. Essas cidades na época estavam ligadas por esse único ônibus. Olhei os horários e pensei que teria umas 3 a 4 horas para curtir a cidade. Quando voltei à rodoviária, não reparei que o ônibus NÃO ficava na mesma plataforma onde eu tinha descido. Vi o dito-cujo indo embora e me deu um desespero... tive que arrumar um pernoite de última hora na cidade.

Depois um colega alemão me disse que era possível pegar um ônibus até a fronteira, atravessá-la a pé e pegar outro ônibus do lado húngaro. Realmente não sei e acho arriscado, pois as cidades são pouco conectadas.

Importante: a Sérvia deixou de exigir visto de brasileiros há poucos anos. No entanto, vi em alguns blogs que era necessário pegar o comprovante de estadia no hotel ou pousada. Pelo sim, pelo não, peguei esse papelzinho. Realmente o pessoal da fronteira reteve esse comprovante quando passei na volta. Ouvi histórias de gente que teve que pagar multa porque não pegou o tal papel. Não deixe de pedi-lo onde se hospedar, OK?

O próximo post vai ser sobre a cidade.

Ônibus que faz o percurso Subotica-Szeged. Reparem que não tem pintura da Volanbusz, e sim de uma empresa sérvia
 
O papelzinho do hotel recolhido pela polícia de fronteiras da Sérvia




Nenhum comentário:

Postar um comentário