quinta-feira, 7 de julho de 2016

Alguns comentários sobre alimentação - parte I

Uma das perguntas que mais me fizeram quando voltei foi sobre a alimentação. Vou tentar dar algumas dicas sobre esse tema aqui.

Como escrevi neste post, os horários das refeições são basicamente os mesmos que adotamos no Brasil.

Falando sobre o país de modo geral: obviamente o tipo de comida depende da herança cultural e dos ingredientes disponíveis. Em Cartagena predominam peixes e frutos do mar; lá encontrei doces de herança afro, como pé-de-moleque e cocada; e também doces diferentes que eu não conhecia, como os de gergelim e tamarindo.

O prato típico de Medellín é a bandeja paisa: uma porção covardemente gigante de arroz, feijão, ovo, carne e embutidos de vários tipos - além de abacate, que eles consomem como salada. Vi na net algumas comparações desse prato com a comida mineira e achei que lembra mesmo. Talvez até por questões históricas: uma região montanhosa, produtora de ouro, explorada por estradas de tropeiros. Provavelmente precisavam de ingredientes secos, de fácil conservação e transporte em lombo de animais - tudo isso com vegetais que poderiam ser conseguidos em qualquer roçado de forma simples. Também encontrei doces à base de frutas, na forma de compota ou para cortar. A compota de tomate de árbol é deliciosa! E se você não dispensa uma goiabada (que pode ser combinada com queijo) ou doce de leite, eles têm também.

Algumas diferenças importantes em relação à comida brasileira são: o maior consumo de ovos (omelete ou ovos mexidos no café da manhã parecem ser uma coisa quase obrigatória) e de sopas. A mandioca perde um pouco de espaço para o milho.

Um prato típico da Colômbia e Venezuela são as arepas. São discos feitos de farinha de milho pré-cozida cuja forma de preparo varia de acordo com a região. Acho que o mais próximo que temos aqui é a tapioca; a diferença é que as arepas lá são bem mais populares do que as tapiocas aqui. Ainda vou escrever mais sobre as arepas, já que trouxe pacotes de Harina Pan (uma das marcas mais conhecidas de masarepa, a tal farinha de milho) e estou na luta para fazê-las aqui em Brasília. Um dia eu chego lá.
 Arepa de cogumelos. Outra foto aqui

Na foto acima aparece um copo de outra maravilha colombiana: limonada de coco. Eles usam um tipo de creme de coco que não é vendido aqui. Tenho feito alguns experimentos com polpa de coco congelada. No momento não posso dizer que esteja dando certo: a acidez do limão é muito dominante e mata o gosto docinho do coco. Vou continuar tentando.

Voltando à pergunta sobre como foi minha alimentação lá: normalmente eu tomava um café no Juan Valdez do Unicentro (COP 4.600 o capuccino, geralmente com mais alguma coisinha) ou no bulevar da UPB. São várias barraquinhas de comida, uma das quais é especializada em sucos e saladas de frutas. A salada (que eles chamam salpicón, e já vinha pronta) saía por COP 3.000. Um café nas máquinas disponíveis nos blocos custava 1.000 a 2.000 pesos dependendo do grau de sofisticação (capuccino, café com leite, etc).

A alimentação no horário de almoço ficava meio prejudicada quando eu ia ao clube de conversação: o jeito era segurar com algum lanche relâmpago e deixar o almoço para depois das 16h. Por isso eu nem sempre participava dessa atividade.

Quando resolvia almoçar de verdade, geralmente eu optava pelo restaurante que citei por alto aqui (cujo proprietário ficou curioso pelo meu sotaque): Antonio's Rinconcito Saludable.  Gente, o que é isso? Menu vegano do dia por COP 10.000: sopa, prato principal, suco e uma mini sobremesa. Tem outras opções também, como sanduíches. Toda vez que fui lá pedi o prato do dia e foi um banquete. A música típica - numa altura que permite conversar tranquilamente - é a cereja do bolo. Ah, um detalhe: pagamento em cash, OK?
Wrap com proteína de soja, salada com uns ingredientes diferentões e chips de mandioca

Aqui um vídeo sobre o restaurante. Deu até tristeza rever e saber que estou tão longe...

Outras dicas neste blog sobre vegetarianismo em Medellín, com várias críticas de restaurantes, e também aqui.

Palavras do dia:
- bocadillo: na Colômbia é goiabada; na Espanha, sanduíche;
- arequipe: doce de leite;
- panela: rapadura;
- olla: panela [mas: olla de bazuco = cracolândia; olla pode ser usada como forma resumida de olla de bazuco. Pelo contexto não tem como confundir]


Por enquanto fico por aqui. Mais informações sobre alimentação no próximo post. 
Até mais!



Nenhum comentário:

Postar um comentário