sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Apertem os cintos!

Como escrevi no post anterior, viajei linda e loira pela Copa Airlines saindo de Brasília. O horário de partida varia conforme o dia da semana. Voei num domingo, com saída às 7:38. Cheguei antes das 5:00 para o check in. Ansiedade total! Principalmente porque teria pouquíssimo tempo para a conexão: cerca de 35 minutos. Daria tempo?

Eu já tinha lido em vários sites sobre essa característica da Copa Airlines: o aeroporto do Panamá é praticamente um hub da empresa, que tem uma boa logística por lá e a característica de conexões curtíssimas. Além disso, é considerada uma empresa bastante pontual, o que ajuda. Outra coisa que comprovei: passageiros em trânsito não fazem imigração no Panamá. É sair de um portão e correr para o outro.

[Aqui o histórico do meu voo. Vale a pena conferir esse site.]

Para minha surpresa, o avião - um Boeing 737-800 - estava com cerca de metade da ocupação. As duas poltronas ao meu lado estavam vazias e aproveitei para me deitar um pouco. Alegria de pobre dura pouco e logo enfrentaríamos algumas turbulências. Mas foi bom enquanto durou!

De novo eu tinha pedido comida vegetariana. Serviram um sanduíche com pão quentinho que parecia saído do forno, hum... mas o recheio era uma fatia de tofu sem nenhum tempero. Bem, pelo menos a cota de proteína estava garantida.

Outra coisa: se entretenimento a bordo é importante para você, leve alguma coisinha para se distrair. As telas eram coletivas (passaram Guardiões da Galáxia e mais uns documentários) e, com o avião escuro, não quis incomodar meus vizinhos da frente com luzes de leitura.

Senti falta daquelas telinhas que indicam a posição do avião. Principalmente quando sobrevoamos um trecho com rios bem tortuosos. Acredito que tenha sido o vale do rio Magdalena, já na Colômbia; mas não tive como satisfazer essa curiosidade.

Seis horas depois, desembarque no Panamá para a emocionante conexão relâmpago! Felizmente o portão do embarque para Cartagena era bem próximo ao portão onde eu já havia desembarcado. Enquanto esperava, fui acostumando os ouvidos ao espanhol. Os procedimentos de embarque foram feitos pouco antes da decolagem, o que foi possível porque o avião (Embraer) não era tão grande e ia com vários assentos vazios.

No avião, recebi um formulário que seria entregue à aduana. Algumas perguntas sobre estimativa de tempo e gastos. Para o turista comum, nada do outro mundo. A única dica que me ocorreu agora é sobre o campo "endereço": eu tinha preenchido com meu endereço permanente; quando entreguei o formulário, a moça da aduana pediu o endereço do hotel. Então é isso o que eles querem saber: seu endereço na Colômbia, OK?

Depois de 1h e 15 minutos, pousamos em Cartagena. O aeroporto é pequeno, bem decorado com painéis de madeira e arranjos de flores. Nem precisamos de ônibus para o embarque remoto: fomos andando até a imigração. A cidade nos recebeu com um bafo quente e úmido, mas vou dizer: eu tinha lido tantas histórias de horror sobre o calor em Cartagena, e no fim achei tudo meio exagerado (lembrando que ainda peguei uma chuvinha). Nada perto de cidades como Fortaleza, Mossoró, Porto Velho ou Belém (já morei em algumas dessas). E nada perto do verão em Pécs a 42 graus!

No próximo post eu comento um pouco sobre imigração, táxi, câmbio...

Obs: Não consegui fazer a marcação de assento pelo site. Foi feita no momento do check in.

Obs 2: Uma situação totalmente nova para mim foi a conferência do passaporte pela PF no aeroporto de Brasília. Em vez de simplesmente passar o leitor e me liberar, a funcionária pediu um documento com filiação. Entreguei o RG; ela o levou com o passaporte para outro guichê, conversou com alguns funcionários e logo voltou com meus documentos, liberando minha saída. Perguntei se era algum problema com homônima e ela disse que sim, mas não entrou em detalhes. Por alguns instantes tive medo de não poder viajar. Tenso!

Fica a dica, pessoal: geralmente a imigração provoca um frio na barriga, mas a emigração pode ser emocionante também! :-D   Nada de viajar só com o passaporte!




Nenhum comentário:

Postar um comentário