segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Aprendendo húngaro - alguns sites de referência

Edit (11/03/2015): Descobri recentemente este blog, que dá boas dicas para obter materiais.

Não vou dizer que o post de hoje seja aleatório, mas não é aquela coisa de especialista. Tenho na minha lista de favoritos alguns sites de referência para quem quer aprender húngaro e acredito que existam muitos outros. Só falta eu descobrir! E se você tiver alguma dica, é só escrever nos comentários ou mandar e-mail para o blog.

Outra coisa: meus conhecimentos [ainda] são insuficientes para eu fazer uma crítica a esses sites. Deixo essa tarefa para os universitários!

Então vamos lá?

Curso em PDF com áudio

- O Foreign Service Institute (FSI) dos Estados Unidos tem cursos de diversos idiomas, inclusive húngaro. Para alguns idiomas, acredito que seja o único material existente! Confira os arquivos em áudio e PDF. Esse material é de domínio público. A dica é prestar atenção ao fato de que é um material já antigo e certamente contém expressões desatualizadas. No material de português, por exemplo, vemos "almôço" e "fêz" (os acentos diferenciais que cairiam com a reforma de 1971).

Para aprender e praticar:

- Magyaróra: esse é clássico! Mais cedo ou mais tarde, todos os aventureiros da língua magiar vão ouvir falar nele. No curso de Pécs, tivemos aulas com algumas professoras da equipe. Muitos exercícios disponíveis em PDF. Tenho que explorar mais este site...

- Magyarul tanulok: esse também tem muita coisa interessante - mesmo para quem, assim como eu, não é assinante e não tem acesso ao conteúdo completo. Pelo que entendi, parece que se trata de uma revista para aprendizes (assim como a Speak Up, a Deutsch Perfekt e outras), com textos em diferentes níveis de dificuldade. Aqui vai uma amostra do índice. Tem também notícias sobre o ensino do idioma.

- E-magyarul: tem exercícios, jogos e muito material interessante. Também preciso brincar mais com esse site (e aprender mais húngaro, né? Pequeno detalhe...) antes de dar uma opinião. [Edit (24/08/2013): o link está quebrado. Minhas esperanças de encontrar o conteúdo hospedado em algum outro site estão cada vez menores... :-(  ]

Esse site tem direito a print aqui no blog para chamar a atenção a esse detalhe da navegação. A setinha fica meio escondida:


- Hungarian reference: pela forma como esse site está estruturado, parece-me que ele é mais para consultas. Você tem uma dúvida específica, vai lá e acha. Não é um curso com início, meio e fim. Vale a pena conferir também algumas resenhas de livros de auto-ensino (daqueles que a gente pode comprar pela Amazon); e mais ainda: resenhas de cursos online.

- Hungarian links: (inserido em agosto/2013) apresenta links interessantes, incluindo alguns citados neste post.

Hungarian language online: (inserido em agosto/2013) escrito por profissional de ensino de idiomas. Tem dicas, textos... talvez não seja tão interessante para quem quer começar do zero, mas vale a pena dar uma olhada!

- Magyarul para brasileiros: esse blog infelizmente não teve mais atualizações. Mas claro que tenho que falar dele!

- La casa del húngaro: vocabulário, dicas, links... vai agradar principalmente ao pessoal que está começando.

- Lengua hungara: enquanto o "la casa del húngaro" segue uma linha mais parecida com um curso passo a passo, este é um site mais para referência. Dúvidas com os casos e os sufixos? Aqui tem explicações e exemplos.

- Let´s learn Hungarian: esse blog infelizmente não tem recebido atualizações... mas o arquivo vale a pena. Tem podcasts!



Dicionários online

Normalmente uso dicionários em papel ou então o tradutor do Google; além disso, precisaria de bem mais conhecimento para poder criticar dicionários. Vamos aos links:
- SZTAKI Szótár: dá exemplos de frases traduzidas em vários idiomas;
- Szótár.net: traduz para o húngaro palavras em alemão, inglês, francês, espanhol e russo;
- Hunglish: já ouvi falar muito desse site, mas confesso que não consegui descobrir como ele funciona!

Biblioteca digital

Sabe aquelas bibliotecas digitais de obras de domínio público? Tchan-tchan-tchan-tchan!!
- MEK    \o/

Outros (edit: 2017)

Este é um dos posts mais procurados do blog e com certeza merece uma atualização. Quando foi escrito, eu ainda não tinha o costume de acessar a net por dispositivos móveis e por isso não postei dicas de aplicativos aqui. Até porque esse mercado é bastante recente e tudo muda muito rápido...

Para quem procura coisas gratuitas (e estou falando de acesso móvel ou pelo PC), uma dica é xeretar também o site da Amazon. Vejam o que achei:




Mais dicas? Envie suas sugestões para o blog!

Este post faz parte do diretório de cursos e oportunidades de estudo.

2 comentários:

  1. Oi !

    Teu site tem sido muito útil para mim.
    Procuro seguir tuas dicas de sites. Como sou aluno iniciante de húngaro voltarei sempre aqui.

    Abraço

    Tobias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Szia, Tobias!
      Seja muito bem vindo!
      A correria em casa e no trabalho não tem me deixado postar, mas não vejo a hora de escrever novamente no blog. Ideias e fotos não faltam e comentários como o seu são um incentivo a mais. Köszi!
      Viszlát!
      Lia

      Excluir