quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Novidades não tão novas - fazendo o curso de húngaro

A essa altura meus dois ou três leitores já sabem que estou na Hungria, mais precisamente na cidade de Pécs, fazendo um curso de húngaro.

Húngaro?!

Aqui vocês encontram uma divertida seção de FAQ explicando algumas coisas sobre essa língua tão diferente. A propósito, o nome do blog ("Nem beszélek magyarul") quer dizer simplesmente: "Não falo húngaro"! Tem sido uma frase muito usada por mim aqui. :-(

Apesar de ser descendente de húngaros pelo lado materno e ter ouvido meus avós conversando no idioma, nunca aprendi nada além das coisas clássicas: bom dia, obrigado, por favor e tal.

Então um dia algumas pessoinhas da família se reuniram e fomos a Budapeste. Um dos primeiros pontos que visitamos foi o mercado. Toda revista de turismo, nas matérias sobre a Hungria, fala sobre o mercado de Budapeste. Vale a pena.


Estavam organizando algumas pequenas exposições lá, e uma delas sobre cogumelos - explicando os tipos comestíveis e os venenosos. 

Minha mãe foi bater papo com a monitora e, lá no meio da conversa, contou que era emigrante e os filhos não falavam o idioma. 

"É...  :-(   Assim que as línguas morrem".

Fiquei com isso na cabeça e ora, por que não? E agora aqui estou eu. Vamos ver no que vai dar...

Cheguei domingo passado (hoje é quinta) e, depois de um tempo sem conseguir me conectar à internet, muito assunto se acumulou. Espero conseguir abrir a torneira dos posts e, principalmente, deixar aqui algumas informações caso mais alguém tenha curiosidade sobre os cursos de verão na Universidade de Pécs. Depois de tantos dias sem conexão e tanta coisa acontecendo, muito assunto se acumulou e não vou postar exatamente em ordem cronológica. Mas acho que ninguém vai se perder. Beleza?

Nenhum comentário:

Postar um comentário